O documentário apresenta uma análise do compêndio filosófico A República, que está dividido em dez livros, ou diálogos, nos quais Platão discorre sobre seu pensamento sobre o Estado ideal, que também expressa sua doutrina sobre o homem ideal.
Platão serve-se da figura de Sócrates como personagem principal, e este trava com seus interlocutores profundos debates sobre diversos temas, desde o discurso sobre a superioridade da justiça em relação à injustiça, passando pela construção da cidade ideal com todos os seus elementos, com destaque para figura e a importância dos filósofos, às reflexões metafísicas sobre os dois mundos, o sensível e o inteligível, até chegar às conclusões sobre o destino da alma.
Apesar do título, "A República" (em grego: Politéia), Platão nesta obra não tem como ponto principal a reflexão sobre teoria política. Controversa, a obra expõe a concepção filosófica de Platão, sobre cosmos, sobre o homem, o Estado, a física, a metafísica, isto é, configura-se como uma espécie de síntese de sua produção filosófica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário