quarta-feira, 21 de maio de 2014

"Conspiração? - A CIA e os Nazistas"


Abril de 1945. Os aliados invadiram os campos de concentração nazistas e o mundo teve o primeiro vislumbre das atrocidades impostas pelo regime de Adolf Hitler. Em Nuremberg, os aliados processaram os lideres nazistas por crimes contra a humanidade. Os mais perigosos criminosos de guerra foram levados a justiça, mas não todos.

"Há um mito de que os nazistas, essas pessoas terríveis cometeram estes crimes e, após 1945, desapareceram. Isto não é verdade..". A verdade é que milhares de ex-nazistas, entre os quais, muitos criminosos, foram trabalhar para o governo americano, sem o conhecimento da população. Durante a guerra, seus crimes incluiram supervisionar campos de trabalhos escravos e ordenar a morte de crianças órfãs.

Após a guerra, seus nomes constaram na foha de pagamento americana como cientístas nos EUA ou agentes da inteligência na Europa. "O governo americano estava querendo usar genocidas, protegê-los da justiça, escondê-los do povo americano."Documentos governamentais, revelados no anos 90, revelam que muitos ex-nazistas, que espionavam para os EUA na Europa, forjaram informações. Alguns até trabalharam como agentes duplos para a URSS. Mas há que diga que essa estratégia secreta americana, mesmo com falhas, era a única forma de vencer a guerra-fria.

"É um jogo duplo. As vezes tem de fazê-lo por uma causa maior".
"Era a política americana contratar quem pudesse dar informações úteis, fosse criminoso ou não".

Até onde o governo americano foi para encobrir os crimes de guerra destes recrutas e sessenta anos depois, será que os americanos sabem de toda a verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário