quinta-feira, 29 de maio de 2014

"O Universo: Mistérios Inexplicáveis"

O sol possui uma "estrela-irmã" que pode vir a ser um perigo para a Terra? Como a água sumiu da superfície de Marte? Para onde foi a antimatéria? O que havia antes do Big-Bang? Estas e outras questões são analisadas neste episódio da série O Universo, intitulada Mistérios Inexplicáveis.

"O Poder da Arte: Van Gogh"


Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio.

A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo.


"O Mundo do Futuro: Perigos do Futuro"


Neste capitulo da serie O Mundo do Futuro conheça um mundo em que robôs protegem as cidades, sistemas de aquecimento e resfriamento subterrâneos dissipam furacões antes que eles atinjam o solo e interceptadores de foguetes servem de escudo para o planeta contra perigosos asteróides. Mas, os próprios robôs podem tornar-se uma ameaça?

"Os Manuscritos do Mar Morto" (Natgeo)

Os Pergaminhos do Mar Morto são considerados por muitos como a maior descoberta arqueológica da era moderna. Contudo, desde o início eles têm causado polêmica. Após anos de debates, sabemos que eles contêm alguns dos textos bíblicos mais antigos já descobertos, mas ainda não temos conhecimento de seus autores. Neste filme, o arqueólogo Bob Cargill vai em busca da resposta para uma das questões mais intrigantes da história.

"História das Religiões: Protestantismo"


Nosso Deus é uma poderosa fortaleza.” Eu não me envergonho do evangelho de Cristo, porque ele é a força para a salvação de todo aquele que acredita. O justo viverá pela fé.”  No século 16 uma série drámática de protestos religiosos, sociais e políticos produziu uma nova e influente forma de cristianismo que logo cresceria para rivalizar com o católico e o ortodóxo como o terceiro grande ramo da maior religião na Europa. Mais tarde o protestantismo se espalharia mundialmente em um dos maiores movimentos religiosos da história.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

"Sou César: Júlio César"


Episódio da série Sou César, que analisa a trajetória de alguns dos maiores imperadores romanos e mostra o importante legado deixado por cada um deles, nos ajudando a entender o contexto histórico da Roma Antiga, nos diferentes períodos do Império, de sua ascensão e glória até sua decadência. Neste episódio, o mais famoso dos Césares romanos de todos os tempos e a análise de fatos históricos através de duas vertentes: se ele foi um gênio militar ou um tirano violento, vencido por sua ambição. Júlio Cesar não foi nomeado realmente imperador, mas "Ditador Vitalício". Na verdade, o primeiro imperador romano foi Otávio, sobrinho de Júlio César, que depois mudou seu nome para Augusto César, assumindo o nome "César" como um título. Nestes episódios, vemos como Júlio César pavimentou o caminho da República para o Império romano.


Parte 1


Parte 2

"O Contragolpe de 1964: A Verdade Sufocada"


Se houve na história da América Latina um episódio sui generis, foi a Revolução de Março (ou, se quiserem, o golpe de abril) de 1964. Numa década em que guerrilhas e atentados espoucavam por toda parte, seqüestros e bombas eram parte do cotidiano e a ascensão do comunismo parecia irresistível, o maior esquema revolucionário já montado pela esquerda neste continente foi desmantelado da noite para o dia e sem qualquer derramamento de sangue.

O fato é tanto mais inusitado quando se considera que os comunistas estavam fortemente encravados na administração federal, que o presidente da República apoiava ostensivamente a rebelião esquerdista no Exército e que em janeiro daquele ano Luís Carlos Prestes, após relatar à alta liderança soviética o estado de coisas no Brasil, voltara de Moscou com autorização para desencadear – por fim! – a guerra civil no campo. Mais ainda, a extrema direita civil, chefiada pelos governadores Adhemar de Barros, de São Paulo, e Carlos Lacerda, da Guanabara, tinha montado um imenso esquema paramilitar mais ou menos clandestino, que totalizava não menos de 30 mil homens armados de helicópteros, bazucas e metralhadoras e dispostos a opor à ousadia comunista uma reação violenta. Tudo estava, enfim, preparado para um formidável banho de sangue.

Na noite de 31 de março para 1o. de abril, uma mobilização militar meio improvisada bloqueou as ruas, pôs a liderança esquerdista para correr e instaurou um novo regime num país de dimensões continentais – sem que houvesse, na gigantesca operação, mais que duas vítimas: um estudante baleado na perna acidentalmente por um colega e o líder comunista Gregório Bezerra, severamente maltratado por um grupo de soldados no Recife. As lideranças esquerdistas, que até a véspera se gabavam de seu respaldo militar, fugiram em debandada para dentro das embaixadas, enquanto a extrema-direita civil, que acreditava ter chegado sua vez de mandar no país, foi cuidadosamente imobilizada pelo governo militar e acabou por desaparecer do cenário político.


Qualquer pessoa no pleno uso da razão percebe que houve aí um fenômeno estranhíssimo, que requer investigação. No entanto, a bibliografia sobre o período, sendo de natureza predominantemente revanchista e incriminatória, acaba por dissolver a originalidade do episódio numa sopa reducionista onde tudo se resume aos lugares-comuns da "violência" e da "repressão", incumbidos de caracterizar magicamente uma etapa da história onde o sangue e a maldade apareceram bem menos do que seria normal esperar naquelas circunstâncias.
Os trezentos esquerdistas mortos após o endurecimento repressivo com que os militares responderam à reação terrorista da esquerda, em 1968, representam uma taxa de violência bem modesta para um país que ultrapassava a centena de milhões de habitantes, principalmente quando comparada aos 17 mil dissidentes assassinados pelo regime cubano numa população quinze vezes menor. 

Com mais nitidez ainda, na nossa escala demográfica, os dois mil prisioneiros políticos que chegaram a habitar os nossos cárceres foram rigorosamente um nada, em comparação com os cem mil que abarrotavam as cadeias daquela ilhota do Caribe. E é ridículo supor que, na época, a alternativa ao golpe militar fosse a normalidade democrática. Essa alternativa simplesmente não existia: a revolução destinada a implantar aqui um regime de tipo fidelista com o apoio do governo soviético e da Conferência Tricontinental de Havana já ia bem adiantada. Longe de se caracterizar pela crueldade repressiva, a resposta militar brasileira, seja em comparação com os demais golpes de direita na América Latina seja com a repressão cubana, se destacou pela brandura de sua conduta e por sua habilidade de contornar com o mínimo de violência uma das situações mais explosivas já verificadas na história deste continente.
 
No entanto, a historiografia oficial – repetida ad nauseam pelos livros didáticos, pela TV e pelos jornais – consagrou uma visão invertida e caricatural dos acontecimentos, enfatizando até à demência os feitos singulares de violência e omitindo sistematicamente os números comparativos que mostrariam – sem abrandar, é claro, a sua feiúra moral – a sua perfeita inocuidade histórica. Fonte: A verdade que a mídia não mostra

"A Fuga de Hitler"


Segundo consta nos documentos públicos, Adolf Hitler suicidou-se no seu bunker subterrâneo enquanto as tropas aliadas tomavam Berlim no final da II Guerra Mundial. Mas o facto é que ninguém o viu morrer. Jamais se encontrou o cadáver. Nem se fizeram fotos. Há quem acredite que Hitler conseguiu escapar. Durante anos viu-se, supostamente, o antigo ditador em muitos lugares do mundo. Então, nos anos 90, os Russos revelaram que, décadas antes, tinham encontrado provas determinantes no bunker de Hitler que confirmavam que o ditador tinha morrido ali. Entre estas provas há uma peça de crânio. Misteryquest conseguiu ter acesso a estas provas para verificá-las. Os resultados são chocantes! Um superdocumentário que promete revelar fatos que reescreverão a História como a conhecemos!!


"Conspiração? - A CIA e os Nazistas"


Abril de 1945. Os aliados invadiram os campos de concentração nazistas e o mundo teve o primeiro vislumbre das atrocidades impostas pelo regime de Adolf Hitler. Em Nuremberg, os aliados processaram os lideres nazistas por crimes contra a humanidade. Os mais perigosos criminosos de guerra foram levados a justiça, mas não todos.

"Há um mito de que os nazistas, essas pessoas terríveis cometeram estes crimes e, após 1945, desapareceram. Isto não é verdade..". A verdade é que milhares de ex-nazistas, entre os quais, muitos criminosos, foram trabalhar para o governo americano, sem o conhecimento da população. Durante a guerra, seus crimes incluiram supervisionar campos de trabalhos escravos e ordenar a morte de crianças órfãs.

Após a guerra, seus nomes constaram na foha de pagamento americana como cientístas nos EUA ou agentes da inteligência na Europa. "O governo americano estava querendo usar genocidas, protegê-los da justiça, escondê-los do povo americano."Documentos governamentais, revelados no anos 90, revelam que muitos ex-nazistas, que espionavam para os EUA na Europa, forjaram informações. Alguns até trabalharam como agentes duplos para a URSS. Mas há que diga que essa estratégia secreta americana, mesmo com falhas, era a única forma de vencer a guerra-fria.

"É um jogo duplo. As vezes tem de fazê-lo por uma causa maior".
"Era a política americana contratar quem pudesse dar informações úteis, fosse criminoso ou não".

Até onde o governo americano foi para encobrir os crimes de guerra destes recrutas e sessenta anos depois, será que os americanos sabem de toda a verdade?

segunda-feira, 19 de maio de 2014

"Segredos dos Mortos: A Rede de Espiões de Stalin"


No mais absoluto segredo, um grupo de alemães, suíços e americanos trabalhou, desde a Europa até a Ásia, para se infiltrar nas mais altas esferas do Eixo. A União Soviética chefiou esta organização. Mas o perigo sempre pairou sobre suas operações, e a Gestapo, junto com a desconfiança de Stalin, quase acabou com elas em 1943, deixando a maioria de seus protagonistas no anonimato.

"Dançando com o Diabo"

Dançando com o diabo (2009), documentário do diretor sul-africano John Blair, que retrata de forma crua a violência em favelas no Rio. Assinado por Blair e Tom Phillips, “Dançando…” gira em torno da rotina do traficante Juarez Mendes da Silva, o Aranha, chefe do tráfico de quinze morros cariocas, morto pouco tempo após o término das filmagens. Com sua câmera corajosa, Blair capta, sem julgamentos ou dramatizações arquitetadas para o espetáculo, o dia a dia de regiões dominadas pelos grupos armados da droga. O documentarista, contando sua história por meio do triunvirato formado por um pastor, um inspetor da polícia civil, e o próprio traficante, erige o seu “Rashomon” (1950) da violência urbana carioca. Segundo o Pastor Dione, um dos personagens mais importantes desta triste realidade captada por John Blair, cerca de 90% dos jovens que participaram do documentário estão mortos.

"Mundo do Futuro: Inteligência"

 

Fique por dentro da tecnologia inteligente que nos permitirá ter ajudantes-robôs dentro de casa, usuários em rede e cidades inteiras na web, além de proporcionar sistemas de entretenimento que podem, virtualmente, transformar sonhos em realidade. Avanços na inteligência artificial estão criando máquinas com agilidade mental quase humana. A inteligência estará integrada a quase tudo -- até mesmo às nossas roupas, graças a computadores menores e mais potentes.


domingo, 18 de maio de 2014

"Isso é Impossível: Guerra Climática"


Você já parou para pensar que um tipo de "arma definitiva" seria o próprio clima da Terra? Quem controlar o clima, controlará países inteiros. Esta é a tônica deste documentário, intitulado Isto é Impossível: Guerra Climática. Nele, vemos como o projeto americano secreto intitulado Haarp, cujos preceitos homônimos existem em vários países do mundo, como Grã-Bretanha, Rússia etc. Esta é a era das coisas "impossíveis". É a era das guerras climáticas!!

"Decifrando o Passado: O Anticristo"


Entre a realidade e as previsões de Nostradamus a Leonardo da Vinci, da Bíblia aos discursos presidenciais, esta nova série traz os mais intrigantes mistérios, personagens, grupos e profecias da História... Decifrando o Passado.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

"Bastidores: O Corão"

O Corão tem sido considerado o livro de maior influência ideológica do mundo. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas são muçulmanas. Ainda assim, entre os seguidores desta crença, existem diferenças profundas em fé e prática religiosa, posição das mulheres, atitudes de paz e violência, além de punição e perdão. Mas se o islamismo está fundamentado no Alcorão, e se o Alcorão é a última e imutável mensagem de Deus, como estas diferenças são possíveis? Neste forte e belo programa de duas horas, o premiado diretor Antony Thomas nos leva ao coração do mundo islâmico e mostra pessoas que vivem de acordo com sua compreensão do Alcorão. A ampla gama de testemunhos e experiências é extraordinária – dos Ayatolás e Grandes Imams a simples fazendeiros; de mulheres em posição de poder a mulheres que vivem isolamento; daqueles que falam da firme mensagem de paz e tolerância do Alcorão aos que encontram justificativa no texto para a violência e os ataques terroristas suicidas. Todos falam francamente sobre o seu relacionamento com o Livro Sagrado que governa suas vidas. E através deles, obtemos uma compreensão ainda mais transparente sobre este complexo, belo e muitas vezes contraditório “guia para a humanidade”.


"Civilizações Perdidas: China - Dinastias de Poder"

Civilizações Perdidas é uma magnífica série, veiculada pelo canal Discovery Civilization. São vários episódios, falando de maneira normalmente conservadora, mas não presa aos dogmas acadêmicos convencionais, sobre algumas das mais misteriosas civilizações que existiram no passado. Nunca poderias chegar tão perto de 7.000 anos de história. Tecnologia digital e dramatizações recriam rituais e eventos, desde as celebrações dos Reis Maias até à última viagem de um faraó aos prazeres secretos de uma imperatriz romana. Neste episódio, descubra a glória dos antigos governantes da China e os segredos de suas tumbas, algumas perfilando entre as mais misteriosas construções do mundo antigo. Conheça as táticas militares, as armas que utilizavam, e a história da construção da Grande Muralha.


"Civilizações Perdidas: Egeu - O Legado de Atlântida"

Civilizações Perdidas é uma magnífica série, veiculada pelo canal Discovery Civilization. São vários episódios, falando de maneira normalmente conservadora, mas não presa aos dogmas acadêmicos convencionais, sobre algumas das mais misteriosas civilizações que existiram no passado. Nunca poderias chegar tão perto de 7.000 anos de história. Tecnologia digital e dramatizações recriam rituais e eventos, desde as celebrações dos Reis Maias até à última viagem de um faraó aos prazeres secretos de uma imperatriz romana. Gravado nos locais de história em 25 países, esta série leva-o desde Cuzco, no Perú a Petra na Jordânia, a partir da antiga Mesopotâmia ao Tibete moderno. Computação gráfica restauram as pirâmides do Egipto e a Grande Muralha da China. Neste episódio estuda-se o misterioso povo que habitou ilhas do Mar Egeu, como os mnóicos, os quais podem ter dado origem ou terem até sido confundidos com os antigos habitantes da lendária Atlântida. 


"Arquivos Confidenciais: Nostradamus"


D
as lendas do Rei Artur e Robin Hood até os recentes acontecimentos da Revolução Russa, a História é cheia de fascinantes mistérios não resolvidos. Eles têm inspirado, intrigado e, muitas vezes, nos confundido. Mas o quanto realmente sabemos sobre eles? Podemos separar o fato da ficção? 
Em Arquivos Confidenciais, a poeira é soprada fora dos casos mais famosos e emblemáticos do mundo em uma série dinâmica que pergunta: o que é a verdade por trás das maiores histórias já contadas? Neste episódio verifica-se a real história de Nostradamus, considerado por muitos adeptos new age como o maior e mais original dentre os profetas. Terá sido mesmo?



"Segredos da Cientologia"

Tom Cruise, John Travolta, Will Smith... o que essas pessoas têm em comum? Além de serem superastros hollywoodianos, também são atores que estão comprometidos de corpo e alma com a estranha religião intitulada "Cientologia". A última investigação do repórter John Sweeney sobre a Igreja da Cientologia acabou em um confronto explosivo com agentes da igreja. Desta vez, em um programa especial, um desses agentes tornou-se informante para ajudá-lo a revelar os segredos obscuros da seita.


>

"As Sete Idades da Luz Estelar" (HD)


Essa é a história épica das estrelas, e de como descobrir sua história transformou nossa compreensão sobre o universo. Certa vez, acreditamos que o sol e as estrelas eram deuses e gigantes. Agora sabemos que, de certo modo, nossos instintos estavam certos. Todas as estrelas têm suas próprias características, histórias e papel no cosmos. Mais do que isso, elas desempenharam uma parte vital ao nos criar. Há estrelas antigas - as gigantes vermelhas, capazes de devorar planetas em suas órbitas; mortes explosivas - supernovas - que criam os blocos de construção da vida; e buracos negros, as mais misteriosas construções estelares. E, é claro, estrelas em seu ápice, como o nosso sol.


quinta-feira, 15 de maio de 2014

"Grandes Shows da Terra: TV no Brasil"

O documentário Os Grande Shows da Terra revela como a TV pode ser vista como o espelho da alma de uma nação. Na série, a jornalista e auto-proclamada "viciada em TV", Daisy Donovan, percorre o mundo mostrando o insólito, o grotesco, o pitoresco, o sensacionalista na TV, bem como as esperanças, projetos, ambições e sonhos de todos os que estão por trás dos programas de Televisão. Neste episódio, o foco é a TV do Brasil, mais especificamente alguns programas que, segundo se sabe no exterior, seriam aqueles que melhor representam a "realidade" da grande maioria dos telespectadores brasileiros. As conclusões às quais chega a jornalista não diferem muito do que muitos de nós realmente pensamos sobre o Brasil, com todos os seus contrastes. 


Decodificando o Passado: Segredos da Nota de 1 Dólar"

Há vários ícones na nota de um dólar, que representam conceitos como a guerra, a paz, o Congresso e as 13 colônias iniciais dos EUA. Há mais de um século, a simbologia da cédula é fonte de discussão e mistério. Existem evidências que ligam seu design à história da fundação do país. Mas há também quem acredite que tudo ali tem fundamento na maçonaria, a sociedade secreta da qual fizeram parte 14 dos 44 presidentes americanos. Entre eles, Thomas Jefferson, que integrou o comitê que aprovou, em 1872, o grande selo nacional, que fica do lado esquerdo na cédula. Outro membro desse mesmo comitê foi Benjamin Franklin, um dos heróis da independência americana – e também um notório maçom. Fonte: Mundo Estranho.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

"Construindo Um Império: Roma"

Por mais de 500 anos, Roma foi a mais imponente e avançada civilização do mundo. Governada por tiranos e visionários, a ambição e a sede de poder os fez empreender obras de engenharia sem precedentes, tais como a Muralha de Adriano, a Ponte de César, o Coliseu, o Panteão, os Banhos de Caracala e a Casa Dourada de Nero. Não perca este especial que deu início à série Construindo um Império, que percorre o mundo em busca das grandes criações da engenharia mundial. Fonte: Seu History.

"Ícones do Mau Comportamento: Nero"

Esta série nos dará uma nova visão sobre alguns dos mais fascinantes ícones do mundo antigo. Eles se utilizaram de uma crueldade surpreendente comparada com os padrões atuais. Em cada episódio, através de descobertas históricas, evidências da ciência forense, achados arqueológicos e análises de instrumentos de tortura, conheceremos um pouco mais sobre estes líderes e suas estratégias militares, suas relações afetivas e como conseguiram ter sucesso e se manter no poder
Neste episódio da série, o ícone do mau comportamento é Nero César. Nero foi cruel, um tirano indulgente que brincava enquanto Roma se queimava. Pelo menos é isso que conta a história. A verdade está em uma criança trazida ao mundo por uma mãe seriamente perturbada. Estando já em seu estado tirânico, se sentiu bastante confortável com a morte e as torturas e seu perfil psicológico levou-o a utilizar métodos tétricos de assassinato.

"Os Segredos do Stealth"


A incrível história de um "conceito fracassado" dos anos 1940 ao sucesso dos superprojetos dos caças F1-17 e do bombardeiro B2 da Força Aérea Americana. Vamos ver no especial do canal Discovery Turbo a história da tecnologia stealth, que deixa aviões e navios "invisíveis" aos radares.

"Jornada nas Estrelas - Segredos do Universo"


Desde que a série televisiva dos icônicos personagens Cap. Kirk, Cmd. Spock e o Dr. McCoy foi veiculada pela primeira vez, em 1966, ficamos a pensar: seria possível construir nossa própria nave Enterprise? Poderíamos viajar entre as estrelas tão facilmente como o fazem em Star Trek? Este especial transmitido no History Channel leva-nos aos bastidores do novo filme do diretor J. J. Abrahms, Além da Escuridão - Star Trek, ao set de filmagem e investiga a incrível ciência dos exoplanetas, a física do impulso "warp" ("dobra" espacial) e as ideias sobre como poderíamos viver um dia em um universo igual ao que vemos na icônica série criada por Gene Roddenberry

"Histórias Secretas: Fuga de Alcatraz"


Policiais revelam fascinantes e inéditas histórias sobre a investigação de uma lendária fuga de Alcatraz, incluindo detalhes sobre uma confissão no leito de morte que levou as autoridades a buscarem um local de sepultamentos; e um cartão postal recebido por um guarda da prisão, assinado, talvez, por um dos fugitivos e com carimbo da...... Argentina! Imperdível. 


"A Máfia Matou Kennedy?"

Você pensa que já ouviu de tudo sobre o assassinato de J. F. Kennedy? Pense de novo! Este excepcional documentário veiculado no Discovery Channel revela, após ampla pesquisa de vários estudiosos, como a máfia pode ter tido um papel crucial no cruel assassinato do presidente mais icônico dos EUA, desde Abraham Lincoln. Você vai se surpreender!

"O Que Ainda Não Sabemos? - Episódio 3: Somos Reais?"


A ciência no séc. XXI herda uma fantástica cadeia de feitos. Ainda assim faltam respostas a grandes questões -- algumas das quais reveladas pelo sucesso de outras no passado. Porque é 95% do Universo matéria negra indetectável, e se controla o cosmos -- como começou o seu eventual destino e se é finito ou infinito? Será que o nosso universo é o único, ou poderá haver uma infinidade de outros? Operarão os outros universos com diferentes leis da física? Haverá formas de vida complexa noutros sistemas de estrelas? Se sim, até onde poderão ultrapassar a nossa inteligência? Poderá uma forma de vida suficientemente avançada inclusive criar novos universos conforme o seu desejo? Sir Martin Rees, cosmologista e um dos mais famosos comentadores científicos da Grã-Bretanha, nas mais inquietantes questões da ciência, observa considera algumas questões cruciais da existência e também tenta responder: será o cérebro humano capaz de compreender os resultados? O Que Ainda Não Sabemos? olha para lá da fronteira do atual conhecimento científico e coloca problemas para uma nova geração de questionadores.

Episódio 03
Há um fundamental abismo na compreensão de nós próprios, do Universo e de tudo o resto. Para resolver isto, Sir Martin guia-nos numa irresistível jornada através de múltiplos universos até ao pós-vida biológica. Pelo caminho ficaremos a saber da perturbante possibilidade de sermos um produto da experiência de alguém.



"O Que Ainda Não Sabemos? - Episódio 2: Por Que Estamos Aqui?"


A ciência no séc. XXI herda uma fantástica cadeia de feitos. Ainda assim faltam respostas a grandes questões -- algumas das quais reveladas pelo sucesso de outras no passado. Porque é 95% do Universo matéria negra indetectável, e se controla o cosmos -- como começou o seu eventual destino e se é finito ou infinito? Será que o nosso universo é o único, ou poderá haver uma infinidade de outros? Operarão os outros universos com diferentes leis da física? Haverá formas de vida complexa noutros sistemas de estrelas? Se sim, até onde poderão ultrapassar a nossa inteligência? Poderá uma forma de vida suficientemente avançada inclusive criar novos universos conforme o seu desejo? Sir Martin Rees, cosmologista e um dos mais famosos comentadores científicos da Grã-Bretanha, nas mais inquietantes questões da ciência, observa considera algumas questões cruciais da existência e também tenta responder: será o cérebro humano capaz de compreender os resultados? O Que Ainda Não Sabemos? olha para lá da fronteira do atual conhecimento científico e coloca problemas para uma nova geração de questionadores.

Episódio 02
Tudo o que pensava saber sobre o Universo está errado. É feito de átomos, certo? Errado. Os átomos só representam uns míseros 15% de tudo o que existe. A massa do Universo consiste de algo tão misterioso e furtivo que foi intitulado de "matéria escura".



terça-feira, 13 de maio de 2014

"O Que Ainda Não Sabemos? - Episódio 1: Estamos Sós?"



A ciência no séc. XXI herda uma fantástica cadeia de feitos. Ainda assim faltam respostas a grandes questões -- algumas das quais reveladas pelo sucesso de outras no passado. Porque é 95% do Universo matéria negra indetectável, e se controla o cosmos -- como começou o seu eventual destino e se é finito ou infinito? Será que o nosso universo é o único, ou poderá haver uma infinidade de outros? Operarão os outros universos com diferentes leis da física? Haverá formas de vida complexa noutros sistemas de estrelas? Se sim, até onde poderão ultrapassar a nossa inteligência? Poderá uma forma de vida suficientemente avançada inclusive criar novos universos conforme o seu desejo? Sir Martin Rees, cosmologista e um dos mais famosos comentadores científicos da Grã-Bretanha, nas mais inquietantes questões da ciência, observa considera algumas questões cruciais da existência e também tenta responder: será o cérebro humano capaz de compreender os resultados? O Que Ainda Não Sabemos? olha para lá da fronteira do atual conhecimento científico e coloca problemas para uma nova geração de questionadores.

Episódio 01


Sir Martin explora a possibilidade de existir vida em planetas para lá do nosso. Ele desvenda um perturbador debate científico que tem surpreendentes consequências para nós terráqueos. Acredita em extraterrestres? Se não, este documentário poderá alterar a sua convicção!



"Racismo: Uma História"


Como construção ideológica, a ideia de raça impulsionou guerras, influenciou a política e definiu a economia mundial por séculos. A série de vídeos Imperialismo, Racismo & Extermínio aborda as teorias raciais desenvolvidas na era vitoriana, como a Eugenia, o Darwinismo Social e o Racismo Científico, desenvolvendo a narrativa a partir da descoberta dos restos mortais encontrados no deserto da Namíbia pertencentes às primeiras vítimas do que ficaria conhecido como "campo de concentração", 30 anos antes de o nazismo chegar ao poder.

Tais teorias levaram ao desenvolvimento da Eugenia e das políticas raciais colonialistas e nazistas. O documentário sustenta que os genocídios coloniais, o campo de morte da ilha de Shark, a destruição dos aborígenes tasmanianos e os 30 milhões de indianos vítimas da fome, foram apagados da história da Europa, e que a perda desta memória encoraja a crença de que a violência nazista foi uma aberração na história daquele continente. Mas que, assim como os ossos ressurgidos no deserto da Namíbia, esta história se recusa a ficar enterrada para sempre.



segunda-feira, 12 de maio de 2014

"Grandes Livros: ´1984´, de George Orwell"



1984, Londres. O Reino Unido está sob o regime socialista, sendo controlado com mão de ferro pelo partido. Há em todo lugar telas de TV, que servem como os olhos do governo para saber o que os cidadãos fazem. No intuito de controlá-los são exibidas constantemente imagens através destas mesmas telas, relatando as batalhas enfrentadas pela Oceania em outros continentes. Winston Smith (John Hurt) vive sozinho e trabalha para um dos departamentos do governo, manipulando informações de forma que as notícias sejam positivas para a população. Até que, um dia, ele passa a se interessar por uma colega, Julia (Suzanna Hamilton), que o leva até os arredores da cidade. Eles passam a ter um relacionamento, algo proibido pelo partido, que deseja eliminar a libido na população. Esse o pano de fundo para o último livro de George Orwell, intitulado "1984", analisado neste episódio da série veiculada pelo Discovery Civilization, intitulada Grandes Livros. O livro foi escrito em 1948 e mostra um mundo previsto por Orwell, cujas liberdades individuais são nulas, numa previsão terrível de como dar-se-ia a consumação hegemônica de um estado totalitário controlando as vidas de milhões de pessoas. 

"Planetas Alienígenas Revelados"

É uma era dourada para os caçadores de planetas: recentemente, eles descobriram mais de 750 planetas orbitando estrelas, além do nosso Sol. Alguns deles, como um planeta chamado Kepler-22b, podem, até mesmo, abrigar vida. Como seria essa vida? Combinando animações reveladoras com dados de especialistas em astrobiologia, Alien Planets Revealed leva os telescpectadores em uma jornada de imaignação, conforme "montamos" os alienígenas desde a Terra.

Quais blocos químicos de construção irão compor seu código genético? Como a vida terá começado e como o exótico ambiente de um planeta como o Kepler-22b terá conduzido a evolução? Combinando o poder criativo de animadores veteranos com as descobertas mais recentes na astrobiologia, Alien Planets Revealed fornece um vislumbre das criaturas que poderíamos, um dia, encontrar além de nosso Sistema Solar.


Obs.: clique no botão "ativar legendas", na janela do Youtube.

domingo, 11 de maio de 2014

"Decifrando o Passado: A Verdadeira Pedra Filosofal"


Decifrando o Passado, do canal History Channel (THC) é uma série que examina antigos mistérios relacionados à Teologia, Profecias, Sociedades Secretas, Teorias da Conspiração e assuntos relacionados. Neste episódio, estuda-se um segredo ligado à feitiçaria e à magia negra, escondido em estranhas imagens e códigos místicos. Seria a fonte do poder supremo dando riquezas e até a imortalidade. Tudo não passa de um mito ou haveria verdade oculta nestes antigos manuscritos, uma fórmula que finalmente revelaria a verdadeira pedra filosofal?

"Cidade Submersa: Alexandria"

O canal Discovery Civilization veiculou há algum tempo um documentário extraordinário, no qual você poderá acompanhar descobertas fascinantes na costa de Alexandria, no Egito. Lá, egiptólogos, geólogos arqueólogos marítimos desvendam segredos da cidade perdida de Cleópatra tragada pela força do mar.

terça-feira, 6 de maio de 2014

"Ee-Taow! A História dos Mouk"

Impressionante documentário da chegada das boas novas ao seio de uma comunidade primitiva onde reinava o engano e as sutilezas do animismo. Praticava-se inclusive a pena de morte para mulheres que bisbilhotassem e descobrissem segredos exclusivos aos homens. 
Numa remota ilha da papua Nova Guiné vivia o povo Mouk. O casal Mark e Glória Zook vem compartilhar sua vida e sua fé com eles. O impacto do evangelho é tremendo e a libertação da opressão e medo dão lugar a uma vibrante celebração da fé cristã. Surge uma nova forma de encarar a vida. Aqui pode-se ver cenas reais dos primeiros passos de sua caminhada. Fonte: Novas Tribos.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

"Mundos Perdidos: Os Primeiros Cristãos"


Logo depois da crucificação, os seguidores de Jesus não chegavam a 100. Formavam um culto perseguido e estavam em vias de extinção. Mas em poucas décadas este culto ganharia milhares de seguidores por todo o império romano. Chegou até cidades poderosas, como Éfeso, onde adoradores pagãos haviam construído um templo à deusa Diana. Este templo ficou conhecido com uma das maravilhas do mundo antigo. A então nova religião cristâ disseminou-se até os desertos da Túrquia e a Capadócia, onde um povo misterioso cavou cidades subterrâneas e extraordinárias igrejas na rocha vulcânica. No começo, um único homem levou a mensagem cristã pelas estradas que Roma construíra para seus soldados; um pregador chamado Paulo. Ao longo de sua vida ele andou cerca de 30.000 quilômetros, levando mudanças e reviravoltas por onde passava. Hoje, usando pesquisa de ponta e computação gráfica, uma equipe de cientistas tentará revelar o mundo que ele conheceu e os lugares que ele visitou e transformou. Este é o mundo perdido de São Paulo e dos primeiros cristãos.

domingo, 4 de maio de 2014

"A Hstória do Número ´1´"


A História do Número 1 faz um passeio pela história da matemática tendo como personagem principal o número um. Esse representa o início de tudo, desde os primeiros registros simbólicos grafados em ossos para exprimir quantidades em uma sucessão de traços que permitia a contagem. Analisando os sumérios, o documentário atribui à sua representação do número um em cones de argila como responsável por possibilitar a representação da subtração e, assim, dar origem à aritmética. Sobre os algarismos hindu-arábicos, o documentário defende que seria mais correto denominá-los indianos, pois esses povos já utilizavam esse sistema algorítmico milhares de anos antes de Cristo, e os árabes, nesse processo, foram responsáveis por levá-los à Europa. Esses algarismos traziam uma novidade revolucionária: o número zero, o qual passa a dividir as atenções com o personagem principal do documentário. Como a representação do nada foi recebida pela sociedade europeia, e porque o uso do zero revolucionou a representação tanto de grandes quantidades quanto de muito pequenas são questões trabalhadas neste filme. Além disso, a obra analisa como os números um e zero se tornaram os responsáveis por uma das mais importantes revoluções do conhecimento humano: a informatização.

>

"Testemunha Ocular de Jesus"


Infelizmente, poucos são os cristãos que sabem algo sobre Crítica Textual. Isto porque, para muitos de nós, ainda prevalece um anti-intelectualismo fruto do movimento fundamentalista que esteve presente entre nós no início do século XX. Como esta barreira quanto à abertura às diversas áreas de conhecimento que dialogam com o estudo bíblico (escriturístico) tem caído, mais e mais estudos e documentários têm sido veiculados cujos conteúdos visam informar melhor os cristãos ortodoxos quanto à evidências mais recentes que corroboram a historicidade e, portanto, a autenticidade dos Escritos Sagrados.

O documentário a seguir é um destes. Intitulado ´Testemunha Ocular de Jesus´ perscruta a história de alguns fragmentos do Evangelho de Mateus cujos estudos, análises textuais e químico-forenses parecem datar a composição do período conhecido como do ´testemunho ocular´, ou seja, entre 30 e 70 a. C., tornando-se parte de uma das cópias mais antigas de manuscritos bíblicos.... ou, quem sabe, ter sido parte do ORIGINAL!!!! Desligue a tv e aproveite esta super fonte de informações relativa ao estudo da Bíblia! Bom documentário!!!